Blog

Primeiro Intercâmbio Virtual para Iniciação Literária Infantil Brasil – Chile.

No mês de maio, mesmo com os problemas da pandemia, realizamos com nosso irmão, o país do Chile, O Primeiro Intercâmbio Virtual para Iniciação Literária Infantil Brasil – Chile : Poemas para a Vida, com o sexto ano na disciplina de filosofia, uma experiência que durou um mês e que permitiu que as crianças se aproximassem de suas famílias, compartilhamento de maneira virtual com outras crianças e outras famílias de outro país, diferentes situações e emoções, o que lhes permitiu conhecer a maneira como cada um de nós somos capazes de enfrentá-las relacionando-as com o que é a própria vida.

Além disso as crianças pudessem testar, através da criação de poemas, sua narrativa, escrita, criatividade, conhecimento, originalidade, entre outras habilidades, para medir sua capacidade literária ao escrever um poema sobre a vida. Algumas das coisas antes mencionadas não foram relatadas no início para as  crianças, de modo a não predispô-las, pois queríamos que fluísse o mais espontaneamente possível e que pudéssemos obter resultados ajustados à realidade vivida e acreditamos que os objetivos foram suficientemente alcançados.

De acordo com nossa perspectiva, foram obtidas os seguintes resultados:

1.- Conseguimos conectar crianças e famílias com estilos de vida muito diferentes do Brasil e do Chile, criando novos laços de amizade.

2.- Durante um mês foi possível intercambiar experiências literárias e de vida entre crianças do Brasil do Chile.

3.- Foi possível desenvolver habilidades na escrita de poemas, assunto que para alguns é algo novo. 

4.- Os filhos e seus pais conheceram uma nova realidade.  

5.- As crianças conseguiram conhecer outro idioma.

Agradecemos a todas as famílias e seus filhos que corajosamente aceitaram esse desafio e até agora o superaram com sucesso.