Game Arkos

Era uma vez... uma plataforma de leitura que melhorava, e muito, o desempenho dos alunos em todas as disciplinas...

Conheça a proposta e resultados da Game Arkos
nesta reportagem da Viva Barueri.

Game Arkos com biblioteca virtual

Game Arkos com a Biblioteca Virtual Arkos  tem campeonatos de leitura entre os alunos e entre escolas, e possui centenas de livros digitais à disposição de nossos alunos, para acesso todos os dias do ano, sem nenhum custo extra.

Game Arkos é um jogo online para alunos do 1º ao 6º ano do ensino fundamental. Ele testa a habilidade de leitura e compreensão de textos num jogo de perguntas e respostas usando a metodologia pedagógica de perguntas lanternas, em oposição à perguntas lupas.

Perguntas lupas não estimulam a reflexão. Um exemplo é: qual a cor do vestido da Chapeuzinho Vermelho? Resposta direta: cor vermelha. Não precisamos pensar nem ter entendi muito da história.

Perguntas lanternas ampliam o conhecimento sobre o texto, ao estimular a reflexão sobre o texto. Um exemplo é: Como a Chapeuzinho se sentiu após ouvir um conselho de sua mãe antes de ir visitar sua avó? Para responder é preciso refletir sobre qual foi o conselho ( cuidado ao atravessar a floresta, lá moram muitos animais e um deles é o lobo mal e ele pode atacar os seres humanos e machucá-los ). Resposta: com toda certeza Chapeuzinho  Vermelho ficou assustada. 

O Game Arkos motiva o aluno a ler mais e a criar o hábito da leitura, pois para jogar é preciso primeiro ler um livro. Quanto mais o aluno ler, mais poderá jogar. 

Está comprovado que alunos que leêm 1 livro por mês passam a ler 5 livros por mês com o Game Arkos.

Inspirado em portais existentes na Europa e nos EUA usados por milhões de alunos, a ideia foi aprimorada por pesquisadores e educadores na USP  (Universidade de São Paulo) e adaptada à realidade brasileira. Tem prêmios, rankings, medalhas, desafios, adesivos virtuais e certificados para motivar os alunos.

Quer saber mais?