Fundamental I

No ENSINO FUNDAMENTAL I , o Colégio  Pestalozzi, busca que seus alunos se sintam acolhidos e que tenham seu próprio tempo de aprendizado; incentivando a aprender construir seu próprio conhecimento e tornar-se protagonista da sua história formando no decorrer do processo, pessoas  solidárias, éticas, tolerantes e críticas.

Atende alunos na faixa etária entre 6 e 10 e ou 11 anos, e  é de  extrema importância para o  o desenvolvimento de conhecimentos básicos do aluno. É  no 1º ano do ensino fundamental que o aluno adquire   o domínio da leitura e escrita e começa a compreender assuntos mais complexos relacionados aos conteúdos desenvolvidos.

O Processo de Alfabetização se estende até às aulas de informática, que no início é mais uma atividade para estimular o uso do computador. Essas atividades começam  como um entretenimento o que vai se transformando em uma prática alfabetizadora, bastante significativa e introdutória à uma linguagem tecnológica.

Em todo esse segmento o trabalho é bastante individualizado , respeitando o histórico, e o tempo do aluno, sem perder as características da beleza da infância.

Cada criança é vista em sua individualidade e seus pontos fortes e fracos  são atendidos,  para que consiga aprender os conteúdos de todo segmento da melhor maneira possível e ao longo do processo, os alunos aprenderão a atuar de forma, autônoma e respeitável.

A presença da família é imprescindível nesse processo de desenvolvimento dos alunos. Os atendimentos aos pais ou responsáveis, quando necessário, são realizados pelo professor e a coordenação pedagógica.

Além da preparação do aluno nos diversos conteúdos que servirão de embasamento para os conteúdos que farão parte da proposta curricular do fundamental II como, escrita, leitura, elaboração e interpretação de textos, conhecimento dos números, domínio das operações aritméticas, resolução de problemas compreensão de gráficos e tabelas e estratégias de cálculo, conhecimentos gerais, da língua inglesa e tecnológicos, é  priorizado , a preparação do aluno para seu ingresso nesse segmento, especificamente no 6 º ano. A escola apresenta para seus alunos do 5º ano quais serão seus novos professores no ano seguinte, e organiza  um encontro entre eles, com um bate-papo, para que se sintam à vontade para questionarem e exporem seus anseios.