Educação Básica

O Colégio Interativo Pestalozzi iniciou suas atividades em janeiro de 2013 e se consolidou como uma Instituição Pestalozziana, baseada nos princípios e valores do grande educador Jhoan Heinrich Pestalozzi que se resumem: em trabalho, solidariedade e tolerância, afirmando que o afeto é a base da educação.

Atende a todos os segmentos da Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino fundamental II e Ensino Médio, de acordo com a Lei de Diretrizes e Base da Educação Brasileira/ de 1996.

O Colégio Pestalozzi procura sempre conhecer as características, necessidades e questionamentos dos alunos, respeitando as diferentes faixas etárias, elencando conteúdos e atividades específicas, preocupando-se com o processo de inclusão, respeitando os pontos fortes e fracos de cada um.

Atendendo a desafios da atualidade e do cotidiano, o Colégio Pestalozzi se  preocupa, também, em incluir no seu currículo a formação  tecnológica, em língua inglesa e espanhola, instrumentalizando os discentes na apropriação de ferramentas e aplicativos para o desenvolvimento de projetos que complementam o aprendizado, atendendo as especificidades dos diferentes segmentos.

Na área das linguagens, códigos e suas tecnologias, o Game Arkos auxilia na compreensão e produção de textos, desenvolvendo o gosto pela leitura, envolvendo os alunos e suas famílias.

No ano de 2019, os alunos leram em média de 18 mil livros.

Na área de Matemática e suas tecnologias, o projeto Aluno Aplicado oferece uma visão diferenciada da matemática, desenvolvendo o raciocínio lógico e o domínio das operações matemáticas.

Nas Ciências da Natureza e suas tecnologias, o projeto Clube de Ciências envolve os alunos em um universo de descobertas científicas e ajuda na formação de indivíduos curiosos e pesquisadores; oferece também projetos em Robótica.

Em Artes, além do conteúdo curricular, há oportunidade de conhecimentos complementares dos alunos por meio de idas ao cinema, teatro, estudos do meio, ampliando conhecimento do entorno e do mundo.

Seguindo a teoria educativa proposta por Comenius e Pestalozzi o programa educativo do Colégio Pestalozzi elege simbolicamente CABEÇA (o conhecimento), CORAÇÃO (afeto) e MÃOS (saber fazer, aplicar os conhecimentos)  cujo enfoque é o desenvolvimento do conhecimento cultural, de habilidades específicas, dos aspectos físicos e a adequação do processos emocionais, cognitivos e sociais de cada educando, incentivando, assim, o pensamento criativo, analítico, crítico, solidário e acima de tudo, de respeito.