Colégio

Apresentação

O Colégio Interativo Pestalozzi iniciou suas atividades em janeiro de 2013, e se consolidou como uma Instituição Pestalozziana, baseada nos princípios e valores do grande educador Pestalozzi (12 de janeiro de 1746 / 17 de fevereiro de 1827) que se resumem: em trabalho,  solidariedade e tolerância, afirmando que o afeto é a base da educação. 0 colégio Pestalozzi procura sempre conhecer as características, necessidades e questionamentos dos alunos, respeitando as diferentes faixas etárias, elencando conteúdos e atividades específicas, preocupando-se com o processo de inclusão, respeitando os pontos fortes e fracos de cada um. Atendendo a desafios da atualidade e do cotidiano , o Colégio Pestalozzi  preocupa-se também em incluir no seu currículo, a formação  tecnológica, instrumentalizando os discentes na apropriação de ferramentas e aplicativos para o desenvolvimento de projetos que complementam o aprendizado, atendendo as especificidades dos diferentes segmentos. Na área das linguagens, códigos e suas tecnologias, o Game Arkos auxilia na compreensão e produção de textos, desenvolvendo o gosto pela leitura, envolvendo os alunos e suas famílias. No ano de 2019 foram lidos uma média de 18 mil livros; na área de Matemática e suas tecnologias, o projeto  Aluno Aplicado oferece uma visão diferenciada da Matemática, desenvolvendo o raciocínio lógico e o domínio das operações matemáticas. Nas Ciências da Natureza e suas tecnologias, o projeto Clube de Ciências envolve os alunos em um universo de descobertas científicas e ajuda na formação de indivíduos curiosos e pesquisadores; oferece também projetos em Robótica e em Artes, oportunizando conhecimentos complementares dos alunos por meio de idas ao cinema , teatro, estudos do meio, ampliando conhecimento do entorno e do mundo.

Corpo Docente

 O Corpo docente é composto por professores bastante competentes, a maioria pós graduada e que se mantêm atualizados frente aos desafios pedagógicos e tecnológicos diários e da atualidade, têm autonomia para o desenvolvimento das aulas, nos diálogos com os alunos, agindo em conformidade aos 4 Pilares da Educação, proposto pela UNESCO, que são: aprender a ser, aprender a aprender, aprender a fazer e aprender a conviver e que também vão ao encontro da proposta Pestalozziana.

Estrutura do Colégio

O Colégio Pestalozzi, como já foi dito, atende a todos os segmentos da Educação Básica, Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino fundamental II e Ensino Médio, de acordo com a Lei de Diretrizes e Base da Educação Brasileira de 1996.

Seguindo a teoria educativa proposta por Comenius e Pestalozzi o programa educativo do Colégio Pestalozzi elege simbolicamente CABEÇA ( o conhecimento), CORAÇÃO (afeto) e MÃOS, (saber fazer, Aplicar os conhecimentos),e o proposto desse enfoque é o desenvolvimento do conhecimento cultural, de habilidades específicas, dos aspectos físicos e a adequação do processos emocionais, cognitivos e sociais de cada educando, assim como incentivar o pensamento criativo, analítico, crítico, solidário e acima de tudo, de respeito .

Complementando também a proposta educacional, os alunos recebem conhecimentos sobre empreendedorismo; educação financeira; educação para o trabalho, com possibilidades de entrarem em contato com profissionais de diferentes áreas; noções de marketing; orientação do PROERG; Formação para atuar como jovem aprendiz; e oportunidades para cursarem os cursos do CIEE e de idiomas oferecidos pelo Colégio.

Oferece também um elenco de cursos livres que atende a comunidade escolar e do entorno, como cuidador de idosos, babá, idiomas (inglês e espanhol ), robótica, ballet, dança do ventre, kung fu, entre outros.